Nossa Equipe

Conheça os nomes por trás desse impactante projeto.

gesel-logo-color

O Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) foi criado em 1997 com o objetivo de desenvolver pesquisas e análises econômicas sobre o Setor Elétrico Brasileiro e mundial.

O GESEL vem desenvolvendo pesquisas e estudos sobre diferentes temas, mas com uma transversalidade centrada em inovações regulatórias. A produção científica do GESEL se dá através de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Programa da ANEEL (P&D) que resultam em Relatórios Técnicos e livros, bem como através da série Textos de Discussão do Setor Elétrico. 

Outra linha de ação importante do GESEL são os eventos acadêmicos de seminários nacionais e internacionais, workshops e palestras criando um espaço de aproximação e articulação dos organismos, que formam o marco institucional do setor (MME, ONS, EPE, ANEEL, CCEE, BNDES) e grupos empresariais, buscando assim contribuir para o aprimoramento das decisões vinculadas direta e indiretamente à política, planejamento, regulação e modelo de financiamento do setor elétrico do país.

imagem_2020-12-22_175520

A PUC-Rio é uma instituição com longa tradição nas atividades de ensino e de pesquisa com reconhecimento nacional e internacional. Acima de tudo, a PUC-Rio preza por sua atenção às demandas do mercado e da sociedade, como um todo, e é reconhecida pelos seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) foi criado em 2001 com o objetivo de responder às demandas do setor de energia através de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo os aspectos técnicos, jurídicos, regulatórios, econômicos, sociais e ambientais.

Desta forma, busca-se incentivar projetos de PD&I, com o intuito de desenvolver ou refinar tecnologias e serviços tanto para o setor da mobilidade, quanto para o energético brasileiro. Nas últimas décadas, importantes parcerias foram consolidadas por meio do IEPUC, dentre as quais destacamos as com a PETROBRAS, VALE, IPK Fraunhofer (Berlin, Alemanha), GALP, PARTEX, IBP, GUASCOR e ABRAGET, entre outros.

Além disso, o Instituto de Energia da PUC-Rio desenvolveu uma proposta ímpar de formação de recursos humanos qualificados. Seu programa, que equilibra conhecimento acadêmico e experiência de mercado, conta com publicações, palestras e cursos de pós-graduação que tem apresentado forte adesão do setor. 

Nivalde de Castro

Coordenador Geral do GESEL

Coordenador geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL. Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ desde 1975. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre o setor elétrico. O GESEL desenvolve pesquisas e estudos sobre inúmeros aspectos relacionados direta e indiretamente com o setor elétrico: análise do modelo de estruturação, matriz de energia elétrica, padrão de financiamento, processo de concentração, regulação, modelagem dos leilões de energia e de linhas de transmissão, equilíbrio econômico – financeiro das empresas do setor, linha de estudos sobre governança corporativa pública. Autor de inúmeros artigos sobre o setor, publicados em revistas e portais especializados, periódicos mais acadêmicos e no IFE, publicação do próprio GESEL. Desde 1998 publica o livro anuário Séries das empresas do setor elétrico. Em 2008 publicou em co-autoria livro sobre Bioeletricidade. Mantém intercâmbio acadêmico com Universidade do Porto, Corunha, e ISEG- Portugal. É orientador de monografias relacionadas com o setor e é orientador de professores e pesquisadores em Pós Doutorado.

Mauricio Moszkowicz

Coordenador do Projeto

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Master of Business Administration (MBA) no Setor Elétrico na IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional do CEPEL entre1973 e 1998. Foi Coordenador do Programa Xingó pelo CNPq entre 1998 e 1999. Atuou como Diretor de Projeto da FBDS – Fundação Brasileira Desenvolvimento Sustentável, entre 1998 e 1999. Foi Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 1999 e 2008. Entre 2009 e 2014 atuou como Gerente de Novos Negócios em Tecnologia Renováveis. Participou da implantação da primeira usina solar do Brasil em Tauá; do desenvolvimento de projetos eólicos para participação em leilões de energia.

Ana Carolina Chaves

Coordenadora Executiva do Projeto

Engenheira de Petróleo formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica (UFRJ), especialista em Meio Ambiente (COPPE/UFRJ) e doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atualmente, atua na área de Energia e Meio Ambiente.

Sidnei Martini

Consultor

Formado em Engenharia Elétrica, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Professor Titular Sênior POLI-USP. Pesquisador nas áreas de Energia, Computação e Tecnologia da Informação, com ênfase em sistemas de supervisão e controle, em tempo real, em processos espacialmente distribuídos. Presidiu, por uma década, as principais empresas de transmissão de energia elétrica no Estado de São Paulo, EPTE e CTEEP. Foi Chefe do Departamento de Controle do Abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo – SABESP, por quatro anos. Diretor em empresas de engenharia, atuando nas áreas de Saneamento Básico, Energia Elétrica e Energia Nuclear, em segmentos de sua especialidade. É membro do Conselho de Administração do ONS e Pesquisador Associado do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL.

Adely Maria Branquinho das Dores

Pesquisadora

Engenheira eletricista formada pela PUC-RJ (1976), Mestre em Engenharia de transportes pela COPPE (2018), com MBA na Fundação Getúlio Vargas para Gerentes e Diretores (1999) e Curso para Conselheiros de Administração no IBGC (2013). Atuou no BNDES entre 1993 e 2013, exercendo cargos executivos em todos os setores da infraestrutura, tendo sido Chefe do Departamento de Transportes e Logística e Gerente em Energia, em Saneamento, em Transporte urbano e em Telecomunicações. Exerceu cargos executivos também em setores da indústria, tendo sido Chefe do Departamento de Papel e Celulose e gerente de Bens de capital. Participou dos conselhos de Administração do CPqD e da Klabin S.A. Antes do BNDES, trabalhou como engenheira em empresas de consultoria de projetos. (1976-1993).

Caroline Chantre

Pesquisadora

Economista formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Atualmente atua em pesquisas na área de Economia da Inovação, com interesse nos seguintes temas: economia da inovação e do setor elétrico, transições sustentáveis e tecnológicas, políticas públicas e regulação.

Sayonara Andrade Eliziário

Pesquisadora

Carreira desenvolvida na área da pesquisa e docência no Ensino Superior na UFPB, com ênfase em Química e Energias Renováveis. Ampla experiência em Físico-Química, Eletroquímica e Materiais para Energia: células solares, células a combustível e catalisadores para biocombustíveis. É membro da diretoria da ABQ-PB e do Instituto ECCUS. Tem conhecimento para utilização de equipamentos de Microscopia, Difração de raios-X, Espectroscopia de UV-Visível, Infravermelho, Raman, Fluorescência e fotoluminescência. Trabalha atualmente com bioenergia, produção de hidrogênio através de biogás e desenvolvimento de tecnologias sociais sustentáveis com alunos de ensino superior e médio. Atualmente, faz especialização e atua na área de Direito da Energia e Meio Ambiente.

Vinicius Botelho Pimenta Cantarino

Pesquisador Júnior

Graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Foi bolsista, de 2017 a 2018, de um projeto de extensão intitulado “Estudo de Eficiência Energética do Campus Univerdecidade da UFTM”. Atua em pesquisas relacionadas ao planejamento energético e ao desenvolvimento da economia do hidrogênio. Fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Planejamento do Setor Elétrico – NEPSEL/UFTM. É Pesquisador Júnior do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL.

Kalyne Silva Brito

Pesquisadora Júnior

Graduanda de Engenharia de Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba e Pesquisadora Júnior do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL)

Allyson Thomas Oliveira de Sena

Pesquisador Júnior

Graduando em Engenharia de Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pesquisador Júnior do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL).

Luana Bezerra de Oliveira

Estagiária

Graduando em Engenharia de Energias Renováveis na Universidade Federal da Paraíba.

José Vinícius Santos Freitas

Estagiário

Graduando em Engenharia de Energias Renováveis na Universidade Federal da Paraíba.

Sergio Braga

Pesquisador Sênior

Professor associado da PUC-Rio, onde concluiu o seu Doutorado em 1985. Nos anos de 1988 e 1989 trabalhou como pesquisador visitante na Purdue University. Desde o início de sua carreira, o Prof. Braga trabalha na área de energia, tendo orientado mais de 110 alunos em Dissertações de Mestrado, Tese de Doutorado, Pós-doutorado e trabalhos de conclusão de graduação. Ao longo destes anos escreveu mais de 200 artigos técnicos, para revistas científicas e congressos nacionais e internacionais. Mantém convênios de cooperação científica com entidades na Alemanha, Argentina, França, Itália e Peru. É o atual Diretor do Instituto Tecnológico, responsável pelo Laboratório de Engenharia Veicular e Membro do Comitê Executivo do Instituto de Energia da PUC-Rio. Responsável pelo CDEV – Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos onde são desenvolvidas pesquisas em energias renováveis, como biocombustíveis, hidrogênio, solar e outras. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, bolsista de produtividade CNPq- Nível 2 e Membro da Academia Brasileira de Engenharia.

Eduardo Torres Serra

Pesquisador Sênior

Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia em 1970 e Mestre em Ciências (1975) e Doutor em Ciências (1980) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheiro visitante no Electric Power Research Institute, Palo Alto, Ca.,USA em 1981. Trabalhou na indústria privada em dois períodos (1970 a 1973 e 1987 a 1991) e no Centro de Desenvolvimento da antiga Companhia Telefônica Brasileira (1973 a 1975). Ingressou no Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel) em 1975 onde exerceu funções de Pesquisador; Líder do Grupo de P&D em corrosão e proteção anticorrosiva; Chefe de Departamento de Materiais; Pesquisador Consultor da Diretoria de P&D, Pesquisador Assistente do Diretor Geral do Centro (2008-2013). Sócio/Gerente da ES+PS Consultoria (desde jan/2014) atuando em projetos de P&D na área de geração de energia e hidrogênio. Possui 50 artigos publicados em periódicos especializados, 120 trabalhos completos e 11 resumos em anais de eventos. Participação em 22 bancas de dissertações de MSc. e em 11 bancas de Tese de DSc. Autor e co-autor de 2 livros técnicos publicados (Corrosão e Proteção Anticorrosiva dos Metais no Solo e Células a Combustível: Uma Alternativa para a Geração de Energia), Organizador e co-autor de 4 livros publicados (Análise de Falha em Materiais Utilizados em Equipamentos Elétricos – Volumes 1, 2 e 3; Análise de Falhas em Materiais Utilizados no Setor Elétrico: Seleção de Casos) e de 3 capítulos de livros publicados. Co-autor de uma patente em materiais supercondutores de alta temperatura. Atua como Pesquisador e Gerente de projeto nas áreas de Seleção de Materiais, Corrosão, Supercondutividade e Sistemas de Geração de Energia (solar térmica, solar fotovoltaica e células a combustível). Representante do governo brasileiro no Comitê Executivo do SolarPACES/IEA (até 2013) e representante do Cepel na International Partnership for the Hydrogen Economy (até 2013). Membro da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais desde 1969 e Diretor da Regional do RJ em dois biênios. Membro da Associação Brasileira de Corrosão, desde 1972. Membro Titular da Academia Brasileira de Engenharia, desde 2016.

Florian Pradelle

Pesquisador Sênior

Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Química pela École Nationale Supérieure de Chimie de Paris – Chimie ParisTech (Paris, França) com Doutorado em Engenharia Mecânica na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Integra o corpo docente do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio desde 2017 onde ocupa atualmente a função de professor adjunto. É um dos coordenadores do curso de pós-graduação lato sensu em Energia Solar. Atua como pesquisador na área de energia, em particular nos assuntos relativos às energias renováveis e a descarbonização.

Renata Nohra

Pesquisadora

Engenheira Química formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia Química pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Paris com Master of Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de combustíveis, biocombustíveis e lubrificantes, atuando principalmente em: gerenciamento de projetos de pesquisa, com foco em energia; elaboração de patentes e artigos científicos; avaliação da evolução da matriz energética para planejamento estratégico; acompanhamento de evolução de normas ligadas a combustíveis e emissões veiculares; interface com o mundo acadêmico e a indústria, no Brasil e no exterior. Membro da Comissão de Etanol/Gasolina e Diesel/Biodiesel da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

Rodrigo Campello

Pesquisador

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Engenharia Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e doutorando em engenharia mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

João Azevedo

Pesquisador

Formado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio e Australian National University. Mestrado em Petróleo e Energia pelo Departamento de Engenharia Mecânica(DEM) PUC-Rio, fazendo parte do projeto Atlas Rio Solar. Doutorando em Sistemas Energéticos pelo DEM PUC-Rio. Fundador Engenheiros Sem Fronteiras – Rio de Janeiro. Experiência de 7 anos em gerenciamento e execução de projetos voltados a geração de energia, sustentabilidade e educação. Responsável pela captação de recursos, elaboração de projetos, gerenciamento de equipes e prestação financeira de projetos financiados por grandes empresas como Alcoa e Tetra Tech.